Apoio a família e ao dependente
Série: 1º III.
Data: 11/09/2012
Professor: Fábio.
Alunas: Eduarda Oliveira, Ethielly Mendes e Maria Isabel Schvambach.
Apoio à família e ao
Dependente
O que é dependência?
Acredita-se que a maioria das pessoas que consomem drogas, em geral, fazem por curiosidade e as utilizam uma vez ou outra. Muitas passam a usá-las de vez em quando, sem maiores consequências. Apenas um grupo menor passa a usar drogas de forma intensa, quase todos os dias ou diariamente, com consequências prejudiciais. Isso sim caracteriza que alguém se tornou dependente.
A dependência é o impulso que leva a pessoa a usar uma droga sempre ou frequentemente para obter prazer ou aliviar, tensões, ansiedades, medos e sensações físicas desagradáveis e etc. O dependente não consegue controlar o consumo de drogas, agindo de forma impulsiva e repetitiva, tendo assim dificuldade de largá-las por dois motivos.
O organismo se acostumou com a substancia e sua ausência provoca sintomas físicos, a chamada síndrome da abstinência, isto por que a pessoa se acostumou a viver sob os efeitos da droga isso marca os dois tipos de dependência a física e a psicológica
Dependências físicas e psicológicas.
A dependência física se caracteriza pela presença de sintomas e sinais físicos que aparecem quando a pessoa para de consumir a droga e diminui bruscamente o seu uso.
Isso é “síndrome da abstinência”.
Esses sinais e sintomas dependem do tipo de substancia utilizado e aparecem algumas horas ou dias depois de ela ser consumida pela ultima vez. No caso dos dependentes de álcool, por exemplo, a abstinência pode causar desde um simples tremor nas mãos a náuseas, vômitos e nos casos mais graves delírio com o risco de morte.
Já dependência psicológica corresponde a um estado de mal estar e desconforto que surge quando o dependente interrompe o uso de uma droga. Os sintomas mais comuns são ansiedade, sensação de vazio, e dificuldade de concentração podendo variar de