Pop aferição temperatura corporal
EXECUTANTE RESPONSÁVEL:Enfermeiro, Técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem. |
Objetivos: Padronizar o procedimento de aferição da temperatura corporal. |
ETAPAS DO PROCEDIMENTO
a. Realizar a assepsia das mãos
b. Explicar o procedimento ao cliente.
c. Ligar o Termômetro Clínico Digital pressionando o botão Liga/Desliga localizado ao lado do visor de cristal líquido. Um curto sinal sonoro será ouvido indicando que o termômetro está ligado. O termômetro realiza então um pequeno teste de funcionamento. Se a temperatura ambiente for inferior a 32°C, aparecerão um «L» e um «°C» intermitentes, na parte superior direita do visor. O Termômetro Clínico Digital pode agora ser utilizado. OBS.: Durante a medição, a temperatura verificada aparece continuamente no visor e a letra «°C» aparece piscando.
d. Colocar o sensor do termômetro na região axilar do cliente, debaixo do braço, no centro da axila.
e. Aguardar o sinal sonoro que indica que a medição terminou.
f. Retirar o termômetro da axila do cliente e proceder a leitura da temperatura.
g. Se a temperatura axilar encontrar-se entre 35,5 ºC e 37 ºC, a temperatura é normal, entre 37 ºC e 37,5 ºC, a febre é baixa, entre 37,5 ºC e 38,5 ºC, febre moderada e acima de 38,5 ºC, febre alta. Se o cliente apresentar temperatura acima de 37 ºC deve ser orientado a consultar um médico.
h. Para prolongar a vida da bateria, desligar o termômetro após cada utilização, pressionando ligeiramente o botão “Liga/Desliga”. Se não o fizer, o termômetro se desligará automaticamente passados 10 minutos.
i. Após cada uso o termômetro deverá ser desinfetado com álcool.
j. Depois de concluído o procedimento, descartar as luvas utilizadas em recipiente adequado com símbolo e inscrição de resíduo biológico.
k. Registrar o