poolitica
Este trabalho tem por objetivo elaborar um resumo crítico a partir do filme políticas de saúde Pública no Brasil: Um século de luta pelo direito à saúde, dirigido por Renato Tapajós. É um documentário que retrata a história das políticas de saúde no Brasil e os vários movimentos ocorridos naquela época que marcaram a história da saúde pública no Brasil.
O filme inicia-se com a chegada do século XX no ano de 1900 e com ele o aparecimento de diversos surtos como a febre amarela, cólera, varíola e a criação das Santas casas de misericórdia. Como as epidemias estavam mexendo com o comércio nacional, dificultando assim, a entrada e saída de produtos nos portos do Brasil, o governo decidiu minimizar os efeitos da doença criando em 1904 a vacinação obrigatória, acompanhada pela Política de Quarentena criada por Oswaldo Cruz. Para a população o ato do governo de Institucionalizar a vacina como algo obrigatório não foi visto com bons olhos; Muitos saíram ás ruas para protestar e derrubar a decisão do governo. Estava mal acompanhado também por militares positivistas que eram contra a decisão tomada pelo governo e contra o tratamento que eram dados aos protestantes.
1917 Surgi a gripe Espanhola no Brasil que matou milhares de pessoas - Greve operária e com isso São Paulo ficou nas mãos dos grevistas.
1918 Muitas pessoas morrendo, médicos não sabem o que fazer contra a doença "e o governo nada faz e a saúde publica muito menos".
1919 Fechado um acordo com os patrões, e os operários voltam ao trabalho.
1922 Os tenentes se revoltam e tomam o Forte de Copacabana.
1923 Foi criado as Caixas de Aposentadoria e Pensão, essas instituições eram mantidas pelas empresas que passaram a oferecer esses serviços aos seus funcionários.
1924 São Paulo bombardeado, tenentes querem reformar o Brasil.
1930 Getúlio Vargas toma posse como presidente. Promete uniformizar as estruturas