Pontuação
A turma seria dividida em seis grupos compostos por 6 alunos, cada equipe de alunos receberia um desafio, cujo o qual para ser resolvido necessitaria que os alunos utilizassem da gramática reflexiva. Essa atividade seria realizada de forma lúdica para assim garantir o interesse de participação dos alunos, e brincando se construiria o saber em língua portuguesa.
O desafio seria pontuar corretamente uma fábula infantil, pois os alunos ao terminarem a tarefa fariam a leitura de exposição da realização da atividade a todos da sala. A fábula foi escolhida, devido englobar questões de respeitos regionais e demonstrar aos alunos a diferença de cultura do povo do campo e do povo da cidade. Assim estaríamos tratando de uma atividade multidisciplinar, cujo foco principal seria criar o gosto pela leitura entonativa, onde os alunos percebessem a importância da pontuação na comunicação. Pois como todos nos somos sujeitos sociais, partimos do principio que a pontuação correta nos traz uma melhor comunicação, ato tão presente nos indivíduos que convivem em uma sociedade.
Entregaria aos grupos o poema, O Cidadão e Montesinho,sem nenhuma pontuação,colocaria o nome na brincadeira. De ponto em ponto contaríamos um conto, eles teriam a tarefa de pontuar o poema e fariam a leitura em sala de aula. Depois que cada um dos grupos terminasse a leitura, faria a correção da seguinte forma. Juntos com os alunos passaria o poema para uma cartolina e faria a correção, não haverá um vencedor e perdedor. O objetivo não é apontar um erro e sim fazer com que eles refletisse na importância da pontuação. Essa atividade é para alunos do 5º ano.
O Rato Cidadão e Montesinho
Um rato que morava na Cidade acertando