PONTOS NOT VEIS DE PAR BOL1

718 palavras 3 páginas
PONTOS NOTÁVEIS DE PARÁBOLA

TERQUIANA SILVÉRIO
PROF. WILLIAN JOSÉ DA CRUZ
INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS- CAMPOS POUSO ALEGRE
AVENIDA MARIA DA CONCEIÇÃO SANTOS Nº 1730, PARQUE REAL, POUSO ALEGRE - MG, 37550-000

RESUMO
Toda função do tipo y=ax²+bx+c, com a, b e c números reais e a ≠ 0, é denominado função polinomial do 2° grau ou função quadrática. Podemos destacar em uma parábola três pontos notáveis, ou seja, com esses pontos podemos construir com mais facilidade um gráfico de uma função do 2ª grau. Eles se dividem em: pontos de intersecção da parábola com o eixo ox, pontos de intersecção da parábola com o eixo oy e vértices da parábola.
PALAVRAS CHAVES: Pontos de intersecção da parábola com o eixo ox, pontos de intersecção da parábola com o eixo oy e vértices da parábola.
INTRODUÇÃO
Para construirmos o gráfico de uma função do 2º grau representada por uma parábola, precisamos ter conhecimento de alguns pontos especiais, de forma a facilitar a construção da estrutura gráfica. a parábola intersecta o eixo das abscissas (x) e o eixo das ordenadas (y) dada uma função do 2º grau representada pela expressão y = ax² + bx + c, para descobrirmos se a parábola intersecta eixo x, devemos fazer y = 0 e resolver a equação do 2º grau com base na expressão ax² + bx + c = 0. Na resolução desta equação, podemos verificar os pontos de intersecção de acordo com o valor do discriminante (∆), utilizando a fórmula de bháskara:

PONTOS DE INTERSEÇÃO DA PARÁBOLA COM O EIXO OX
Esses pontos podem ou não existir. caso existam iremos obtê-los resolvendo a função y = ax² + bx + c, atribuímos valor zero para y, transformando em uma equação do segundo grau: ax² + bx + c = 0, sendo a, b e c seus coeficientes com a ≠ 0. A resolução dessa equação nos permitirá encontrar o valor do discriminante a, esse irá determinar em quantos pontos a parábola irá cortar o eixo ox.

a > 0; o eixo ox será cortado pela parábola em dois pontos distintos, pois

Relacionados