Pontos importantes em organisation
1. concepções para o termo ‘organização’, por metonímia, cujo significado, mais do que um organismo social e sua estrutura, passou a compreender um organismo social em sua totalidade, ou seja, as associações organizacionais e o conjunto de pessoas que o integra.
2. visão dos psico-sociólogos concebem a organização em duas dimensões: uma dimensão de vida e outra funcional. • a organização não existe por si, mas a ação dos indivíduos e grupos é que a tornam apta a atuar eficazmente, oscilando, por um lado entre a descrição de um estado e a ação que a prepara ou constrói. • definição de organização é condicionada pelo ponto de vista de quem a analisa, seja ele um executivo, um psicólogo ou um sociólogo.
3. Sob a perspectiva psico-sociológica co-existem duas concepções para organização com lógicas próprias: uma instrumental, racionalista voltada para o uso de recursos. Outra que contempla a coletividade, os sujeitos desejantes, com lógica afetiva, consciente e inconsciente, e relacionais.
4. Na prática empresarial constata-se uma tendência de submeter as necessidades psico-sociológicas e sociais às exigências de racionalidade, reduzindo assim, a organização e seus membros a um instrumento de performance.
5. grande parte da vida organizacional se desenvolve através de relações interpessoais dentro ou entre grupos, as quais constituem um pilar essencial para os estudos psico-sociológicos.
6. Por trás da face aparente de coerência da organização, considerada como a parte visível que se manifesta, há que se considerar também a dinâmica estabelecida entre as pessoas e sua subjetividade, onde elas coexistem ou se chocam com seus desejos não resolvidos e suas representações divergentes.
Referência Bibliográfica
LÉVY, A. Organization. In: MICHEL, Jacqueline Baurs; ENRIQUE, Eugène; LÉVY, André.Vocabulaire de psychosiologie:références et positions.Toulouse:Érès,