Ponto Thes
Resumo: Roland Barthes e seu entusiasmo pelo texto, pela desmistificação crítica, e ainda, pela liberdade, inspira uma metodologia de ensino reconfigurada que, de posse das novas tecnologias da informação, pode produzir conhecimento participativo, entusiasmado e vivificante, capaz de criar, a partir da valorização da alteridade, ética evolutiva que supere o impasse civilizatório da humanidade. Este anteprojeto contextualiza a interação entre os campos da comunicação e educação, suas conseqüências políticas, e apresenta a metodologia pedagógica resultante de uma inicial reflexão e idealização deste aprendiz-candidato, experimento em andamento, realizado em conjunto com aprendizes-alunos de graduação, estudantes da matéria RP 17 – Técnicas de Relações Públicas da Faculdades Eseei em Curitiba. Propõe, aperfeiçoar a metodologia experimentanda, a partir de uma revisão profunda dos escritos de Roland Barthes. Sobretudo quer concluir se esta proposição filosófica do educar consegue recriar-se com os participantes, consolidando não só o conteúdo programático indicado, mas ainda uma nova atitude ética transformadora, diante da alteridade aberta para o prazer em conheSer.
Palavras-chave (até 5): Educação, Comunicação, Alteridade, Identidade, Sustentabilidade.
Linha de Pesquisa: Educação e Comunicação
Justifique a escolha da Linha de Pesquisa: A interface educação/comunicação é clivagem essencial para a construção de uma resposta positiva às demandas emergenciais da sociedade humana por inovação e sustentabilidade.
Tema: Prazer em ConheSer1
Linha de pesquisa: Educação e Comunicação.
Delimitação do problema: A educação e a comunicação são juntas, provavelmente, a grande possibilidade de promoção de mudanças direcionadas a esta superação necessária à sustentabilidade humana. A falta de respeito pela alteridade, o desconhecimento e inversão do valor do “outro” impede-nos que atuemos no refreamento dos comportamentos