ponto de fusão
São várias as propriedades físico-químicas conhecidas das substâncias puras, como o ponto de ebulição, a densidade, o índice de refração entre outras, as quais estão relacionadas às ligações químicas e as forças existentes entre as moléculas. O Ponto de Fusão sendo uma dessas propriedades mais conhecidas pode ser definido como sendo a temperatura de uma substância na fase sólida em equilíbrio com sua fase líquida, que não irá alterar a constituição da substância em experimento, mas somente sua forma física.
Algumas das características deste experimento, conforme na figura abaixo, evidenciam que através do fornecimento de energia (calor), a temperatura subirá gradualmente até atingir o ponto de fusão da substância, onde irá romper as ligações da estrutura sólida. Porém, ainda que exista acréscimo de energia a temperatura se manterá inalterada em certo intervalo de tempo, sendo que nessa etapa o acréscimo de energia é conhecido como calor latente de fusão, ou seja, uma fase de transição para do estado sólido para o estado líquido.
(Figura 1)1: Esquema de obtenção do ponto de fusão através do experimento com tubo de vidro capilar.
De acordo com Constantino (et al., 2004)2 um composto na fase sólida com um alto grau de pureza pode fundir-se a uma temperatura bem definida, e evidencia um intervalo que não excede 0,5 – 1,0ºC. Dessa forma os compostos puros possuem ponto de fusão bem definido que variam sua velocidade de medição entre 4 a 6 °C/min., e a pureza também interfere no ponto de fusão, reduzindo ou aumentando o valor do mesmo, já as substâncias que apresentam algum tipo de impureza atingem seu ponto de fusão em temperaturas mais baixas. Sendo assim, por meio do ponto de fusão pode-se também compreender o grau de pureza das substâncias. Contudo existem algumas destas nas quais não existe ponto de fusão, pois as mesmas se transformam antes de se fundirem.
Sólido Ponto de Fusão (°C)
1,4-diclorobenzeno-