dengue
BRITO, Carine Daniela Campos; SILVA, Jéssica Barbosa da; SILVA, Paulo Henrique Espíndola da.
*Granduanda em Bacharelado de Biomedicina, FASETE, Paulo Afonso-BA, BRASIL
** Orientador LIMA Carlos Antonio
carinedanielaa@gmail.com
PALAVRAS CHAVES: epidemia, doença, mosquito,incidência.
INTRODUÇÃO
A dengue é uma doença encontrada geralmente em regiões tropicais e que tem uma alta incidência no Brasil, onde circulam quatro sorotipos diferentes de vírus. O mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypeti, transmite a doença através da picada das fêmeas infectadas, que são hematófagas. É um mosquito antropofílico com atividades diurnas e possui uma grande resistência ao dessecamento. É uma doença de grande importância epidemiológica no Brasil e no mundo, por possuir uma alta incidência em diversas populações distribuídas acima e abaixo da linha do equador. O primeiro caso de dengue no Brasil ocorreu na cidade de Recife em 1865, de onde se espalhou por vários estados. Segundo relatos, a dengue vem ocorrendo no Brasil de forma continua, apresentando várias epidemias. O combate a essa epidemia tem se tornado um desafio para os estudiosos e para os órgãos responsáveis pelo controle da doença. Isso porque adaptações na reprodução dos mosquitos, bem como os processos mutagênicos e ambientais têm contribuído para a resistência desses mosquitos às ações de controle e combate atuais.
OBJETIVOS
Oferecer informações pertinentes e atuais sobre os aspectos epidemiológicos da dengue no Brasil, de forma a oferecer subsídios para um melhor entendimento do desenvolvimento da doença no país.
METODOLOGIA
Para a realização a pesquisa foi utilizada artigos científicos de fontes online, das bases de dados do Scielo Brasil, BVS, PMC, Revista Brasileira de Epidemiologia. Foram feitos revisões bibliográficas de artigo científicos com o seguinte tema epidemiologia de dengue no Brasil, tratando dos seguintes aspectos pluviosidade, temperatura,