Ponto de Fusão
INTRODUÇÃO
A transformação do estado sólido para o líquido é chamada fusão. A temperatura em que a fusão ocorre é chamada de ponto de fusão (PF), que é intrínseco para cada substância. A água, por exemplo, tem ponto de fusão 0ºC, enquanto o ponto de fusão do carbono é de mais de 3.500ºC (Wilkins et al, 1998). Segundo (Williamson, Masters, 2007), a acetanilida tem ponto de fusão 114ºC. Esse ponto se relaciona com as ligações intermoleculares, condutividade elétrica, mobilidade do material, entre outras características interessantes para o desenvolvimento de tecnologia.
MATERIAIS UTILIZADOS
Tubos capilares
Acetanilida
Aparelho para medir ponto de fusão
Tubo de plástico
Termômetro (escalas)
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O composto deve passar pelo processo de purificação por recristalização. Com o capilar coleta-se um pouco (que preencha em média 1cm no capilar) do composto que terá sua temperatura medida, no caso, a acetanilida. Com o lado fechado para baixo, solta-se o capilar no tubo de plástico, para que a substância vá para o fundo. Então, o capilar deve ser colocado no aparelho para medir PF, que consiste numa fonte de calor com uma lente de aumento e um termômetro acoplado. O aparelho suporta 3 capilares. Quando o aparelho é ligado, observa-se a substância no capilar, através da lente de aumento. Quando a acetanilida torna-se completamente líquida, observa-se a temperatura marcada pelo termômetro. Esse é o ponto de fusão da substância. O experimento foi feito com 6 capilares.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Na bibliografia consta 114ºC como ponto de fusão para a acetanilida (Williamsom et al, 2007), no entanto, na medição desse experimento, os valores encontrados foram 132ºC, 137ºC e 139ºC. A diferença entre a literatura e o experimento relatado pode ser devida a uma recristalização de baixa qualidade, que originou um produto impuro. Segundo a técnica do