Ponto De Equilibrio
Análise das Demonstrações Financeiras
PONTO DE EQUILÍBRIO
Professor – Paulo Cesar Mendes
Tony Rodrigo – 201403237506
Introdução
Na atual conjuntura do mercado, a busca pela competitividade é um fator chave para o sucesso de qualquer empresa. Por isso, identificar e desenvolver ferramentas gerenciais eficazes são muito importante para que as organizações alcancem a sustentabilidade e possam atender às crescentes exigências do mercado.
Em meio a esse ambiente é que surge a necessidade de adoção de uma correta ferramenta para a análise da organização, pois o grau de relação entre diversas variáveis, como o preço de venda, custos fixos e variáveis e margens de contribuição, possibilita aos gestores assumirem premissas que os auxiliarão no processo de tomada de decisão de curto prazo. Devido as suas características e objetivos, o ponto de equilíbrio é considerado uma das mais importantes ferramentas de gestão da atualidade.
A análise do ponto de equilíbrio permite compreender como o lucro pode ser afetado pelas variações nos elementos que integram as receitas de vendas e os custos e despesas totais, o instrumento permite determinar o valor das receitas de vendas necessárias para cobrir os desembolsos relativos aos custos operacionais e financeiros e às amortizações das dividas.
A análise distingue dois pontos de equilíbrios contábeis relacionados com o lucro operacional e com o lucro líquido. Também é possível calcular um ponto de equilíbrio econômico onde o lucro líquido corresponderia à remuneração esperada pelos acionistas sobre o capital próprio.
Elementos envolvidos
- As quantidades de (produtos) produzidas e vendidas e os respectivos preços, determinantes da receita de vendas.
- Os custos e despesas variáveis e fixas
- Custos variáveis, são aqueles cujo valor total aumenta ou diminui direta ou indiretamente com as flutuações ocorridas na produção e vendas.
- Custo-volume-lucro, o ponto de equilíbrio ignora