Fichamento Texto 15
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE & PROPAGANDA
DISCIPLINA: HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III
PROFESSORA: NÁDIA MARIA GUARIZA
NOME: GUSTAVO YRIHOSHI PEREIRA
Fichamento
Texto: KENNEDY, Paul. "A Manutenção do Poder Americano: da ferida à recuperação".
Paul Kennedy é professor de História na Universidade de Yale e diretor de estudos de segurança internacional em Yale. O autor, em seu texto, exalta os Estados Unidos como a grande potência mundial e mostra qual deve ser o papel do país e as suas estratégias para que este se recupere do abalo de 11 de setembro e se mantenha como um país forte e estruturado.
Ele afirma que a história apresenta vários exemplos de nações que se recuperaram após sofrer um golpe e entre os exemplos que o autor coloca, está a Inglaterra, que sofreu um abalo devido à Guerra dos Bôeres na África do Sul, pois, mesmo com a vitória, a guerra que durou 3 anos mostrou aos ingleses que seu exército estava despreparado, já que tiveram dificuldade em vencer uma comunidade que eles consideravam retrógrada e antiquada. Várias mudanças foram tomadas na Inglaterra a fim de evitar com que isso ocorresse novamente, questões militares, tecnológicas, educacionais e econômicas foram revistas. E da mesma forma que a Inglaterra com a Guerra dos Bôeres, os EUA precisam, segundo o autor, seguir em direção à recuperação.
Os ataques terroristas provocaram um reexame no estilo de vida, na política externa e nas fontes de poder americano e Paul Kennedy defende que, como os EUA têm muitos interesses a defender, é preciso estabelecer prioridades - como dedicar mais esforços na Ásia Central e Golfo Pérsico e menos na América Latina e na África - a fim de assegurar a manutenção do poder americano no mundo.
Segundo o autor, a base de sustentação do poder americano é aparentemente sólida. O país é responsável por um terço da produção industrial total do mundo, mesmo possuindo menos de 5% da população mundial. O poderio militar