Ponto de costura
Técnico em Vestuário
Ponto de Costura
Ponto de costura
Ponto de costura é definido como o entrelaçamento da linha de costura pra promover a união das partes da peça confeccionada. A formação do ponto depende do tipo de máquina de costura. Os pontos de costura são utilizados não apenas para fazer a união das peças, mais também para bordar, chulear, casear, pregar botões, etc. O ponto de costura pode ser formado sem material, no interior do material, através do material ou sobre o material. De modo irregular e sem seguir um critério lógico os pontos eram conhecidos por nomes e termos dados pela própria indústria de costura. A produção de artigos militares por volta do ano de 1930 foi o ponto de convergência para a padronização desses pontos, porque as encomendas das forças armadas se referiam e exigiam uma padronização. Com essa necessidade, de ser padronizado os pontos, as próprias industrias de confecção, criaram o que chamamos de CLASSIFICAÇÃO DOS POTNOS DE COSTURA, onde para cada variação do ponto costurado, originava-se uma sêquencia de algarismo com três dígitos.
Classificação dos pontos
Classe 100: Ponto corrente de uma linha. Esse ponto utiliza uma linha introduzida a partir de apenas um dos lados de material, é geralmente usado para costurar temporariamente, ou para pontos invisíveis. Ele é formado por uma única linha conduzida pela agulha formando uma corrente e pode ser desmanchado facilmente.
Classe 200: Ponto manual. São pontos formados quando a linha passa de um lado para o outro do tecido em sucessivas perfurações.
Classe 300: Ponto fixo. Esse tipo de ponto é formado pela linha de cima(agulha) e pela linha de baixo(bobina), as quais se amaram de tal forma que o ponto de cruzamento fica eqüidistante da superfície superior e inferior do matéria costurado. São divididos em 14 modelos específicos, variando do 301 ao 314 e tendo como destaque o 301(fixo simples) e o 304(fixo zig-zag) Vantagem: Maior