pontes rolantes
1
Sumário
Objetivos do curso
Introdução
Atividades
Tipos
Principais componentes e acessórios
Translação da ponte
Especificação
Operador
Manutenção
Sinalização convencional de pontes rolantes
Normas de segurança para operadores de pontes rolantes
Lembre-se
2
3
4
5
6
7
14
15
17
21
22
28
31
Objetivos do curso
Sensibilizar os operadores de Ponte Rolante quanto a necessidade de neutralizar ao máximo a possibilidade de provocar acidentes.
Adoção de procedimentos de rotina pautadas pelas normas de segurança.
3
Introdução
Nenhuma peça pode ser mais importante do que o operador da máquina, pois é ele quem consegue tirar o máximo de produção de qualquer equipamento, através de sua prática e habilidade. Movimentos suaves e bem planejados, por exemplo, facilitam o trabalho e mantêm a máquina em melhores condições de operação. O cuidado e a lubrificação com que você, operador, tratar a máquina todos os dias, determinarão não somente a eficiência com que ela irá trabalhar, como também a garantia de sua própria segurança.
Pontes rolantes são máquinas transportadoras utilizadas, em meio industrial, no içamento e locomoção de cargas de um local para o outro. Conta com três movimentos independentes ou simultâneos (longitudinal, transversal e vertical). Basicamente uma
Ponte rolante é composta de viga, carro e talha.
As pontes rolantes representam um grande investimento de capital, pois, seu preço é de dez a cinqüenta vezes o de um automóvel comum.
Desse modo, cabe aos operadores uma grande responsabilidade pela sua operação segura e hábil de suas cargas.
Um bom operador conhece tudo que se relaciona com sua ponte: capacidade, velocidade, sinalização dos homens do piso e as regras de segurança.
4
Atividades
Deslocamento de cargas e materiais, no sentido vertical, horizontal e longitudinal.