Ponte de Papel
I Concurso de Pontes da Faculdade DOCTUM
Grupo “Ponte que Partiu”
Integrantes / e-mail
Alexandre Tabet Duarte / alexjf4@hotmail.com
Marcos Lovisi Procópio de Souza / marcos_lovisi@hotmail.com
Mateus Fernandes da Silva / mateusfernandes15@hotmail.com
Paula Peixoto Campos / paulapcampos@hotmail.com.br
Victor Brun / victor_brun@hotmail.com
Campus Itamar Franco – Juiz de Fora – MG
Centro de Engenharias DOCTUM – Instituto Ensinar Brasil
1 – Introdução:
Com o avanço dos alunos no curso de Engenharia Civil da Faculdade DOCTUM, cada vez mais os alunos são introduzidos aos problemas relativos à profissão, relacionados às matérias em que estão cursando. Visando um aprofundamento nas matérias referentes à área de estruturas, que é um dos maiores leques da Engenharia Civil, o coordenador do curso, junto aos professores, decidiu pela criação do primeiro concurso de pontes de papel.
Os grupos foram divididos em até seis pessoas, estes responsáveis pela criação de uma ponte de papel para cobrir um vão de 60 cm, com a possibilidade de a ponte chegar a 65 cm (apoios de 2,5 cm de cada lado), altura máxima de 20 cm, e largura compreendida entre 5 cm e 15 cm. Esta ponte deverá romper ao se aplicar um peso de 4 kg, desconsiderando o peso próprio da mesma.
Os alunos foram responsáveis por toda a elaboração de suas pontes, desde o projeto arquitetônico até o cálculo dos esforços internos nas treliças, a fim de serem avaliados nos quesitos:
Eficiência estrutural: ponte que apresentar maior relação entre a carga de colapso e o próprio peso; Exatidão do Projeto: grupo cuja carga de colapso for a mais próxima de 40 N;
Estética: avaliada pelo pôster e pela ponte construída.
Maiores detalhes a respeito do modo de avaliação no Edital, disponível na Rede de Ensino.
Este trabalho visa, apenas, a memória de cálculo do projeto estrutura, levando-se em conta que mesmo com o programa “Ftool”