Apostila Montagem das Pontes de papel
Vivemos cercados por diversas obras de Engenharia. Porém, a maioria de nós nunca se preocupou em saber como elas são feitas ou como conseguem suportar tanto peso diariamente... onde está o segredo dessas construções? Na realidade, não existe segredo ou magia: na execução de um projeto de Engenharia tudo é feito sobre bases científicas, matemáticas e tecnológicas de modo que se possa obter eficiência, qualidade e baixo custo.
A execução de uma obra envolve processos anteriores que muitas vezes nem nos damos conta. Devemos pensar em um projeto viável, decidir que material usar, calcular os esforços aos quais as estruturas estarão submetidas e uma série de outras coisas que garantirão o sucesso do nosso empreendimento.
Dentre as fantásticas obras de Engenharia, as pontes que suportam diariamente o trânsito de pessoas e veículos causam sempre muita admiração. Vamos provar que nada existe de extraordinário em sua construção!
Imagine que você é o engenheiro responsável pela construção de uma ponte. Você recebeu o projeto de uma empresa de cálculo estrutural e sua função agora é gerenciar sua equipe e cuidar para que o empreendimento seja bem executado e atenda às necessidades as quais será solicitado. Além disso, você deve estar atento ao prazo de entrega da obra: organização e planejamento são fundamentais nesta etapa. Convoquem suas equipes e mãos a obra futuros engenheiros!
A construção das pontes:
Antes de começar a execução das pontes precisamos entender o mecanismo básico de construção destas estruturas.
As pontes são feitas de peças chamadas treliças, que são estruturas construídas com a sustentação baseada em triângulos consecutivos. Esse formato permite que existam somente dois tipos de forças internas nos membros da estrutura: as forças de compressão e de tração.
Compressão é toda força que age como se estivesse "esmagando" o objeto. Tração, por sua vez, é a capacidade que um objeto tem se