Cinema
Este trabalho é fruto de uma pesquisa apresentada ao Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no ano de 2004. Desde então, vínhamos buscando uma forma de colocá-lo em pratica, mas foi graças ao interesse e colaboração de alguns parceiros que finalmente conseguimos realizar o projeto: Cinemagora.
O Cinemagora é um projeto voltado para o audiovisual nas escolas e tem como objetivo mostrar como é feito a produção de um vídeo e fazer com que os alunos desenvolvam seu senso criativo e a sua imaginação. Além de contribuir com a democratização do meio audiovisual queremos aperfeiçoar o projeto debatendo e trocando experiências com as escolas e toda sociedade.
Através desta oficina, queremos proporcionar o conhecimento de uma nova linguagem criativa para a expressão de idéias e no final colocar todo aprendizado em prática através da produção de um vídeo em formato digital com baixo custo e facilidade de realização.
Todas as informações contidas aqui foram reunidas através de pesquisa em livros, trabalhos acadêmicos, Internet e outras apostilas, além das aulas durante o curso de Comunicação Social e de nossa experiência na área.
É muito importante destacar que todas as fontes de pesquisa foram creditadas e estão disponíveis na sessão “Anexos”.
Agora chega de conversa. Já que a melhor maneira de aprender é fazendo, então mãos à obra! E não esqueça, daqui para frente esta apostila será o seu guia para que os trabalhos ocorram de forma mais rápida e organizada.
Um grande abraço!!!
Aliana Camargo Cristiano Costa
Noções Gerais Audiovisual é um termo utilizado para classificar materiais de instrução que combinam a palavra, a imagem e o som. Exemplos: TV, Cinema, Computador, etc. Cinema é um processo mecânico e químico, por isso filma. Vídeo é um processo eletrônico, por isso grava sinais eletrônicos. Fotografia é a arte de desenhar com a luz. Do grego Photos = Luz e Graphos = escrita, portanto: "Escrita da