ponte de palito
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
THAÍS PACHECO REZENDE
TRABALHO PRÁTICO DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAS
PONTE
FORMIGA- MG
2014
Introdução Uma maneira de compreender melhor o comportamento de sistemas estruturais pode ser feita através da observação de modelos reduzidos de estruturas, como exemplo pode-se citar sistemas estruturais confeccionados com materiais flexíveis como: silicone, borracha e o elástico. Aqui utilizaremos macarrão. Um sistema estrutural bastante utilizado na engenharia são as chamadas treliças. Mas o que é uma treliça? Uma treliça é uma estrutura reticulada que tem todas as ligações entre barras articuladas, a figura 1 mostra uma treliça plana com suas cargas e reações. Na análise de uma treliça as cargas atuantes são transferidas para os seus nós. A consequência disso em conjunto com a hipótese de ligações articuladas, é que uma treliça apresenta apenas esforços axiais (esforços normais de tração e compressão).
Figura 1.
Modelo adotado para execução
Escolhemos a Passarela Zé da Areia, localizada perto da rodoviária, para fonte de raciocínio e prática da matéria dada.
Materiais utilizados
400 gramas de macarrão
80 gramas de cola quente
40 gramas de cola Power Bond
Preparo
Primeiramente cortamos os fios de macarrão nas medidas que precisaríamos para as treliças, em seguida colamos de 10 em 10, com a cola Power Bond. Com o auxilio do desenho em papel, fomos encaixando treliça por treliça. Por fim fizemos os nós com a cola quente, e reforçamos com a mesma as treliças.
Ftool
O Ftool é um software de cálculo estrutural que se destaca pela sua simplicidade e vertente prática. Permite executar cálculos de estruturas planas de forma rápida e bastante intuitiva, evitando o recurso a programas mais complexos