PONTE DE MACARR O
UNIDADE II
ENGENHARIA CIVIL
5º SEMESTE
Francisco Viana Sobrinho RA: 6618352821
Adrielly Francisco de Almeida RA: 6814004686
Thamires Leite de Souza Franco RA: 6248217798
Thiago Rosa Sene RA: 6453339464
Jonatas George Rangel RA: 6277254792
Vicente Ícaro de Oliveira Maia RA: 3776775679
Turma: 5º A
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
RESISTENCIA DOS MATERIAIS
Prof. José Samia
Taubaté
30/03/15
ETAPA 1
CONCEITOS DE TENSÃO
PASSO 1
Assistir ao vídeo “Como construir uma ponte”, para poder refletir sobre os diversos aspectos que devem ser observados numa construção de uma ponte convencional.
As pontes são uma das estruturas mais antigas inventadas pelo homem. Foram criadas pela necessidade de se atravessar obstáculos, como rios ou vales, na tentativa de encontrar alimentos ou abrigos. Ganharam grande notoriedade na arquitetura após a revolução industrial, pois construir pontes se tornou essencial para fazer a economia acelerar, significando rapidez e economia de tempo e dinheiro.
Exemplo:
Ponte Rio Niterói
Ligação concreta de Tubos metálicos, pilares e blocos de concreto maciço sustentam os 9 quilômetros de pista sobre o mar.
Descrição dos passos seguidos para a construção da Ponte Rio Niterói.
Fundações
As fundações da ponte foram construídas com a ajuda de ilhas flutuantes, que levavam os equipamentos de perfuração do leito oceânico. As grandes perfuratrizes trabalhavam dentro de tubos que as protegiam da água do mar. As escavações tinham que atingir trechos de rocha sólida, capazes de sustentar as bases da ponte. Nos buracos eram então instaladas longas tubulações metálicas (preenchidas com concreto) que iam do subsolo oceânico até a superfície do mar.
Bases de Concreto
Em cima de um grupo formado por cerca de dez dessas tubulações metálicas, foram construídas cada uma das fundações da ponte, uma grande base de concreto maciço com 2,5 metros de altura