Políticas Sociais
Origem das politicas sociais...
-Surgimento das politicas social tem sua origem no capitalismo, na qual se destina prioritariamente a classe trabalhadora e foi acontecendo de forma gradativa e diferenciada entre diversos países.
1
->Sua origem é relacionada aos movimentos de massa na Europa do final do século XIX, mas sua generalização situa-se na sua passagem do capitalismo concorrencial para o monopolista em especial na sua fase tardia, após a segunda Guerra Mundial (pós 1945).
->A política social se origina na luta dos trabalhadores pela reinvindicação de direitos de proteção social, nasceu como forma de auxiliar os trabalhadores para que eles pudessem se manter e manter suas famílias, quando não tivesse condições de trabalhar.
->Os trabalhadores reagiam a exploração da mais valia e da exploração do trabalho de crianças, mulheres e idosos.
-> Luta dos trabalhadores com greves e manifestações e também em torno da redução de jornada de trabalho e pela regulamentação de salário.
->Estratégicas burguesas para lidar com a pressão dos trabalhadores vão desde a requisição da repressão direta pelo Estado, até as concessões formais pontuais na forma das legislações fabris.
-> A definição da jornada de trabalho foi resultado de uma luta entre capitalistas e trabalhador. Apos consciência coletiva dos mesmos como classe. “-> a classe trabalhadora atordoada pelo barulho da produção, recobrou de algum modo seus sentidos, começou sua resistência, primeiro na terra natal da grande indústria”(Marx.)
No Brasil...
-> A assistência Social era praticada por irmandade:
-> A irmandade da misericórdia, foi a primeira instituição de assistência baseada no modelo de esmola.
-> Roda dos Expostos: Local onde as crianças eram abandonadas, posteriormente recolhidas, registradas e cuidadas pelas amas, que eram pagas para tanto.
Final do Século XIX.
A partir do século XIX o Brasil passa por uma transformação