Políticas públicas - gestão em saúde
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEAC
Especialização em Gestão em Saúde Pública
Disciplina: POLÍTICAS PÚBLICAS
Atividade: Atividades de Aprendizagem
Aluno: WELLINGTON MOREIRA DA SILVA ATIVIDADE – Atividades de Aprendizagens 1) Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, competição e outro de conflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações identificadas. Eu trabalho como apoio administrativo em uma escola da secretaria Municipal de Educação de Maceió. * Cooperação: Quando os diversos profissionais se unem para preparar a merenda, quando o funcionário da cozinha não pode ir, isso já aconteceu várias vezes, onde os profissionais cooperam para bem de toda escola. * Competição: Quando os funcionários dos outros turnos, querem realizar as atividades em tempo menor para ganhar crédito com a direção, pois a competição tem essa característica de estimular que uma pessoa ou instituição queira ser mais eficiente que outra. * Conflito: Quando eu precisei estudar, um dia na semana, no turno em que trabalho e os outros funcionários não quiseram aceitar e eu acabei entrando em conflito com a escola, pois houve discordância de opinião.
2) O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiando coletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?
R: Não, pois política pública é o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, ou pelo menos em parceria com organizações não governamentais e também iniciativas privadas, porém nesta situação não conta que foi feito parceria do Estado e do privado, é apenas uma iniciativa subjetiva de cada empresa, pois elas criam estas “políticas” para melhorar a imagem da própria empresa e isto acabam favorecendo a coletividade. As políticas públicas visam toda a coletividade e as suas