Protocolo de manchester
A rea de Urgência e Emergência constitui-se em um importante componente da assistência sade.
Resoluão COFEM: 1451/95
URGÊNCIA:ocorrência imprevista de agravo sade com ou sem risco potencial de morte, cujo portador necessita de assistência mdica imediata;
EMERGÊNCIA: constataão mdica de agravo sade que implique em risco iminente de morte, ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, o tratamento mdico imediato.
Protocolo de Manchester
Protocolo de Manchester
No Brasil, o Sistema de Triagem surgiu pela primeira vez 2002 pela Pt GM 2048 sobre a organizaão do sistema de Urgência.
Nesta Portaria o termo internacional Triagem foi substitudo por Classificaão de Riscos, que não envolve diagnostico e sim priorizaão no atendimento, reforada pela Poltica Nacionalizaão de Humanizaão (PNH).
O Grupo de classificaão de risco de Manchester tem por objetivo estabelecer um consenso entre mdicos e enfermeiros do servio de Urgência/Emergência para um padrão de classificaão de risco.
Proporcionando:
- uma nomenclatura e definiões comuns;
- uma slida metodologia de Classificaão de Risco;
- um programa de formaão;
- um guia de auditoria para Classificaão de Risco.
Protocolo de Manchester
A classificaão de risco uma parte fundamental da gestão do risco clnico em todos os servios, quando a demanda por assistência ultrapassa os recursos disponveis.
A classificaão de risco pelo Protocolo de Manchester nos servios de urgência para definião de uma prioridade clnica uma metodologia que pode ser ensinada e auditada.
O documento não foi feito para julgar se os pacientes devem estar num servio de urgência, mas para assegurar que aqueles que precisam de cuidados de urgência e emergência os recebam de forma adequada e rpida.
Pode ser utilizado para monitorar cuidados e para identificar prioridades clnicas o que ser determinado por prestaões locais e disponibilidade real.
De