Políticas de Saúde
INTRODUÇÃO
Temos vivenciado no nosso dia-a-dia os problemas com a saúde no Brasil. Problemas constatados mediante filas de espera em cirurgias, nos atendimento de grande necessidade, falta de leitos em hospitais, escassez de recursos financeiros, materiais e humanos para manter os serviços de saúde operando na normalidade.
O Sistema de Saúde Brasileiro é um dos melhores do mundo, mas somente na teoria, na prática não se efetiva aquilo que está proposto na Constituição Federal de 1988 que cria o Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo atendimento a todos os cidadão brasileiros.Os repasses da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, não são suficientes para a demanda existente no Brasil, um país continental e com diversas necessidades.
DESENVOLVIMENTO dO bRASIL cOLÔNIA AOS ANOS 30.
A História da Política de Saúde no Brasil tem seu início no século XX em um cenário de contradições que transitaram do modelo sanitarista de campanha para o modelo médico-assistencial privatista, chegando ao projeto neoliberal, nos anos 80
A assistência a saúde no Brasil praticamente inexistiu nos tempos da colônia. O pajé com suas ervas e rituais , os boticários, eram as únicas formas de assistência a saúde no Brasil. Para se ter uma ideia em 1789 havia n o Brasil apenas 4 médicos.
Com a vinda da família real para o Brasil houve uma necessidade de organização mínima sanitária para dar suporte a corte que se instalava no Brasil. Então foi criado o Colégio Médico-Cirúrgico no Real Hospital Militar na Cidade de Salvador e a Escola de Cirurgia no rio de janeiro. Essas foram as únicas medidas governamentais até a República. E assim foi até finais do século XIX, em que o Estado Brasileiro não tinha uma forma de atuação sistemática na saúde de seus habitantes, atuava apenas em casos de epidemias.
No