Políticas de Programas e apoios ao empreendedor
POLÍTICAS E PROGRAMAS DE APOIO
AO EMPREENDEDOR
Professor: André Luiz Sada
Introdução
É notório que no fim do século XX, inúmeros foram os acontecimentos, transações e manifestações ocorridas no âmbito global. Milhares de dólares foram investidos, novas atividades econômicas e comerciais foram desenvolvidas, grandes corporações surgiram, produtos e serviços foram criados e aprimorados, normas e leis foram revistas e elaboradas, moedas foram criadas, fusões aconteceram, monopólios surgiram, dentre variados outros. O dinheiro dos investimentos começa a circular para além de fronteiras nacionais, buscando melhores condições financeiras e mercados maiores. Grandes corporações internacionais passam a liderar uma nova fase de integração dos mercados mundiais: é a chamada Globalização da Economia.
Os bancos ocupam um lugar com grande importância para o desenvolvimento da economia como um todo. Um sistema financeiro forte, atuante e competitivo traz vantagens para as famílias e empresas, por meio da realização de projetos de poupança e investimento de maneira segura e planejada. A organização do sistema bancário, por sua vez, está sujeito a mudanças e mesmo a transformações profundas em razão da dinâmica das relações econômicas e sociais, nacionais e internacionais. Dentre essas alterações está a consolidação bancária, que envolveu uma grande quantidade de fusões e aquisições de instituições financeiras por todo o mundo.
Uma das mais importantes instituições financeiras fundada em 1865 pelo escocês Thomas Sutherland e sediada em Londres e antes na ex-colônia Britânica de Hong Kong, a HSBC Holdings plc é a maior organização de serviços financeiros e bancários do mundo. A rede internacional do Grupo HSBC é composta por mais de 9.500 escritórios e agências em 83 países nos 5 continentes. O Grupo HSBC emprega mais de 315 mil colaboradores e atende mais de 125 milhões de clientes em todo o mundo e