Política
Nota-se que atualmente as organizações buscam e necessitam de profissionais que supram suas reais necessidades e, mais do que isso, as auxiliem a tornarem-se competitivas e a sobreviverem nesse vasto mercado. Essa sobrevivência só é possível quando se trabalha focando em qualidade, que é um grande passo para obter a chave do sucesso.
O papel do psicólogo organizacional é fundamental, pois possibilita alcançar níveis excelentes de qualidade por toda a organização, atuando sobre os problemas organizacionais da gestão, diretamente ligada ao bem-estar dos colaboradores (funcionários), trabalhando na seleção de cargos e currículos, em projetos sociais, na resolução de conflitos internos, em práticas motivacionais, gerenciamento de plano de carreira, clima organizacional, programas de treinamento, mudanças organizacionais entre outras funções.
O psicólogo organizacional tem papel primordial de orientar seus líderes para gerirem pessoas alinhadas aos objetivos da organização. Além de desenvolverem e potencializarem as capacidades de cada um dos colaboradores, os psicólogos fazem questão de melhorar as relações interpessoais, a comunicação e, claro, a sua adaptabilidade às condições do ambiente. Ressalta-se que atualmente as empresas buscam colaboradores com requisitos específicos para preenchimento de vagas e o psicólogo organizacional atua na avaliação do candidato mais adepto para tal vaga oferecida.
Contudo, o psicólogo tem muito trabalho a fazer dentro de uma empresa: desde questões pessoais do colaborador, como a automotivação até o desenvolvimento de habilidades dentro do contexto organizacional. Consequentemente, a Psicologia Organizacional e do Trabalho é mais uma área de atuação da Psicologia.
Como visto no filme “O Closet” percebemos que o profissional consegue reverter