Política
As pessoas usam a liberdade com certo egoísmo, e por isso buscam direitos pensando nas suas próprias necessidades ao invés de se preocuparem com questões que envolvam a sociedade em geral, como políticas públicas voltadas para determinadas comunidades. Esse egoísmo de achar que a liberdade está relacionada unicamente com privilégios para si próprio, e que por ter dinheiro ele tem direitos sem deveres se afasta do real sentido de liberdade. A liberdade não se limita a vida privada e ações individuais voltadas sempre para o próprio “eu”, ela engloba direitos ligados a vida em sociedade e isso gera deveres.
Cada um tem a sua vida, suas obrigações e seus direitos, mas existem limites para que a liberdade de um não ultrapasse os limites do outro. A política não depende unicamente dos representantes que estão no poder. Cada cidadão é um ser político, portanto todos têm deveres e contribuições com a política. Se deixarmos de fazer a nossa parte, de votar, de cobrar, somos tão culpados quanto aqueles que chamamos de corruptos.
Deixar de participar das decisões políticas é um ato que pode ter uma influencia tão forte quanto de quem participa ativamente, porém essas pessoas perdem o direito de ter razão já que nada contribuíram para tentar melhorar a situação.
Enfim, o texto traz certa comparação da política com o nosso cotidiano, para mostrar que ela está muito mais presente na nossa vida do que pensamos, mas que infelizmente devido ao forte jogo de interesses dos representantes políticos e da corrupção criou-se uma exaustão por parte da população, e que ela precisa ser combatida, porque esse quadro só pode ser moldado pelo povo.