POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL
1
INTRODUÇÃO
3
2
DESENVOLVIMENTO 4 2.1 - O ASSISTENTE SOCIAL E A ASSISTÊNCIA SOCIAL 5
2.2 - A ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO POLITICAS SOCIAIS 5
3
CONCLUSÃO
8
4
REFERÊNCIAS
9
1 INTRODUÇÃO
As políticas sociais de um modo geral deveram observar as contradições da sociedade capitalista.
Pois assim surgi as contradições na questão social e as políticas sociais no Brasil. Sendo questão social entendida como conjunto de expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura” (Iamamoto, 2001, p.16).
A política social no Brasil passou por três períodos: 1. “O controle da politica” que aconteceu no período de Getulio Vargas, 2. “politica de controle” esse foi de 1964 ate 1988, e o 3. Politica social com a Constituição de 1988 mostra os avanços no campo legal de direitos sociais.
Mas a assistência social passa a ser politica publica garantindo os direitos da constituição de 1988 e da Lei Orgânica da Assistência Social atuando em outras áreas de politica.
Aqui vamos ver também algumas ações como: Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
2 DESENVOLVIMENTO
Alguns autores afirmam que o Serviço Social apareceu por volta de 1930, em uma sociedade capitalista, onde o crescimento da classe operária urbana e as lutas contra a exploração do trabalho e pela defesa dos direitos de cidadania nas classes sociais.
Serviço social, é uma profissão que surge no século XIX. Com o surgimento das classes sociais, um profissional como Assistene Social passou a ser