Política de Seguridade Social
Tema 01: A Linguagem no Campo do Direito
Instruções:
Chegou a hora de você exercitar seu aprendizado por meio das resoluções das questões deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliarão você no preparo para a avaliação desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que está sendo pedido e para o modo de resolução de cada questão. Lembre-se: você pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.
Questão 1:
No processo de ampliar o conhecimento, argumente, com suas próprias palavras, os pressupostos iniciais sobre linguagem e tipologia no campo do direito. Vale a consulta em sites e documentos que possam auxiliá-lo(a) neste conhecimento prévio.
Resposta: Linguagem é tudo aquilo que se refere à capacidade humana para aquisição e utilização de sistemas de comunicação. Pode ser semântica e sintática, ou seja, na primeira deve se considerar cada objeto na sua totalidade, permitindo eficácia na aplicação da lei, enquanto que na sintática determinado termo pode ser analisado somente pelo uso de regras gramaticais.
Questão 2:
O termo Semiótica foi utilizado no texto para traçar a distinção entre o objeto imediato e o objeto dinâmico. Assinale a resposta correta:
a) Semiótica indica a ciência dos sintomas em medicina.
b) Semiótica indica a doutrina dos sinais.
c) Semiótica é a teoria geral dos signos, a disciplina que estuda os elementos representativos no processo de comunicação.
d) Semiótica é a doutrina de todos os tipos possíveis de signos sobre a qual se funda a teoria dos métodos de investigação utilizados por uma inteligência científica.
e) Todas as anteriores estão corretas.
Resposta: E
Questão 3:
Nas alternativas a seguir, marque (V) para Verdadeira ou (F) para Falsa: 15
a) (V) A relação assintótica ocorre quando os objetos imediato e dinâmico nunca se tocam.
b) (V) A experiência colateral consiste