POLÍMEROS
1- Caracterizando polímeros
Material: amostras de polímeros, bico de Bunsen, pinça, copo de béquer com água, vidro relógio, placa de Petri,
Procedimento: utilizando uma pinça, segurar um fragmento da amostra A, B e C e expor à chama do bico de Bunsen por alguns segundos. Remover a fonte da chama e observar se a amostra continua queimando. Neste caso a amostra é inflamável, caso contrário é auto-extinguível.
2- Determinação da densidade dos polímeros
Material: soluções hidro-alcoólicas de densidades 0,94 e 0,91g/mL e soluções salinas de densidades 1,08; 1,35 e 1,37g/mL, amostras de polímeros, pinça e copos de béquer.
Procedimento: realizar a sequência de ensaios para determinação da densidade dos polímeros. Posteriormente, identifique, através da densidade, a amostra 2.
3- Produzindo um polímero
Material: cola branca líquida (poliacetato de vinila), solução de tetraborato de sódio (bórax) a 4%, copo de béquer, bastão de vidro, álcool polivinílico.
Procedimento: colocar uma amostra de cola no copo, adicionar aos poucos solução de tetraborato de sódio e agitar com bastão de vidro. Observar. Agora dissolva 1g de álcool polivinílico em 10 mL de água quente e acrescente igual volume de solução de tetraborato de sódio.
4- Produzindo sinteco
Material: solução de uréia a 80g/L, solução de formol (solução aquosa de metanal a 40%), ácido clorídrico 0,5M, copo de béquer, pipetas de 20mL
Procedimento: coloque num béquer 10mL de solução de formol e 10mL de solução de uréia. Goteje o ácido clorídrico sobre a solução resultante até observar uma certa turvação. Continue a adição de ácido até o aparecimento de uma massa esbranquiçada..
5- Produzindo poliuretano
Material: igual volume de poliol e isocianato, copos de béquer, bastão de madeira.
Procedimento: Misturar igual volume de reagentes ( 10 mL) em um copo de PS.
Introdução
Polímeros
Conceito e histórico
Polímeros são moléculas gigantes (macromoléculas) que são