Polímeros
PROFESSOR XXX
Nome do Aluno
POLÍMEROS
VITÓRIA
2010
O QUE SÃO POLÍMEROS
O nome vem do grego: poli = muitos + meros = partes, ou seja, muitas partes.
São compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização.
Os polímeros são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monômeros). O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização. Em geral, os polímeros contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas que seus monômeros, mas em maior quantidade absoluta.
Reações de polimerização
A polimerização é uma reação em que as moléculas menores (monômeros) se combinam quimicamente (por valências principais) para formar moléculas longas, mais ou menos ramificadas com a mesma composição centesimal. Estes podem formar-se por reação em cadeia ou por meio de reações de poliadição (obtidos pela adição de um único monômero) ou policondensação (obtidos pela adição de dois monômeros diferentes com eliminação de substância inorgânica, geralmente água ou gás amoníaco). A polimerização pode ser reversível ou não e pode ser espontânea ou provocada (por calor ou reagentes).
Exemplo: O etileno é um gás que pode polimerizar-se por reação em cadeia, a temperatura e pressão elevadas e em presença de pequenas quantidades de oxigênio gasoso resultando uma substância sólida, o polietileno. A polimerização do etileno e outros monómeros podem efetuar-se à pressão normal e baixa temperatura mediante catalisadores (aceleradores de reação). Assim, é possível obter polímeros com cadeias moleculares de estrutura muito uniforme.
Na indústria química, muitos polímeros são produzidos através de reações em cadeia. Nestas reações de polimerização, os radicais livres necessários para iniciar a reação são produzidos por um iniciador que é uma molécula capaz de formar radicais livres a temperaturas relativamente baixas. Um