Polímeros
Polímeros são macromoléculas em que existe uma unidade que se repete, chamada monômero. O nome vem do grego: poli = muitos + meros = partes, ou seja, muitas partes. A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização.
Para demonstrar a importância do estudo dos polímeros, basta mencionarmos que a variedade de objetos a que temos acesso hoje se deve à existência de polímeros sintéticos, como por exemplo: sacolas plásticas, para-choques de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas, chicletes, etc.
Nesta seção você vai saber como a polimerização acontece e como os químicos produzem polímeros. Vai conhecer também a diversidade de polímeros existentes atualmente e como os mesmos foram obtidos. E ainda: a conscientização ambiental para o controle do descarte destes materiais no meio ambiente.
TIPOS DE POLÍMEROS
Existe no mercado uma grande quantidade de tipos de polímeros, derivados de diferentes compostos químicos. Cada polímero é mais indicado para uma ou mais aplicações dependendo de suas propriedades físicas, mecânicas, elétricas, óticas, etc. Os tipos de polímeros mais consumidos atualmente são os polietilenos, polipropilenos, poliestirenos, poliésteres e poliuretanos. Outras classes de polímeros, como os poliacrilatos, policarbonatos e fluorpolímeros tem tido uso crescente. Vários outros polímeros são fabricados em menor escala por terem uma aplicação muito específica ou devido ao seu custo ainda ser alto e por isso são chamados de plásticos de engenharia. Uma nova classe de polímeros biológicos (biopolímeros) tem sido o foco de atenção de muitas pesquisas devido a suas aplicações no campo da medicina.
Polímeros Naturais Orgânicos: polímeros orgânicos sintetizados pela natureza (borracha natural, celulose...)
-Polímeros Naturais Inorgânicos: polímeros inorgânicos sintetizados pela natureza (diamante, grafite...)
-Polímeros Artificiais: polímeros naturais orgânicos modificados através de reações