Polímeros
Os polímeros naturais são utilizados desde tempos muito remotos, mas os sintéticos passaram a ser produzidos a partir de 1907, ano em que Leo Hendrik Baekeland produz a baquelite, através de moléculas simples.
Polímeros são compostos de moléculas muito grandes. Estes, formados pela repetição de uma unidade molecular pequena, chamada monômero. Em certas partes do polímero há moléculas de tamanhos diferentes e deve-se considerar a massa molar média. Devido ao seu tamanho avantajado, a molécula de um polímero é chamada de macromolécula.
A reação que produz o polímero é chamada reação de polimerização. Assim, a molécula inicial vai, gradativamente juntando-se a outras.A reação poderia prosseguir infinitamente se não fosse o fato de que, as reações das extremidades da macromolécula com impurezas acabam impedindo a continuação da reação.
Polímeros de adição
Os polímeros de adição, sendo os mais simples, é a soma de moléculas pequenas, todas iguais. Alguns exemplos dessa classe são o polietileno, que é o plástico mais usado atualmente, na fabricação de objetos domésticos, brinquedos, garrafas plásticas, cortinas, sacolas plásticas, entre outros.
O polipropileno tem alta resistência à tração, sendo muito usado na fabricação de para-choques e cordas. O cloreto de polivinila é utilizado na fabricação de tubos de encanamento, de sapatos plásticos e de filmes de embalagens. O poliestireno é usado para fabricar pratos e xícaras. Além disso, quando aquecido com substâncias que produzem gases, incha, originando o isopor. Já o poliacetato de vinila é usado em gomas de mascar, tintas e adesivos. O teflon tem diversas características com boa resistência mecânica, bom isolante de eletricidade, alta resistência ao calor e aos reagentes químicos, entre outras. Esses polímeros são também chamados de polímeros vinílicos, pois todos apresentam o grupo vinila.
O polimetacrilato de metila e a poliacrilonitrila pertencem ao grupo dos polímeros acrílicos, pois seus