Polímeros
Polímeros.
2. OBJETIVO
Neste procedimento conjugaremos a importânciados polímeros com a possibilidade de se sintetizar um plástico à base da resina uréia-formol utilizando-se reagentes, equipamentos e metodologia alternativos.
3. RESUMO
Realizamos o processo de polimerização de um polímero do tipo Sintético, sendo este o único que teríamos condições de produzir no momento.
4. INTRODUÇAO
Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Os polímeros são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monômeros), esses, vão sucessivamente, se unindo a outras, dando o origem ao dímero, trímero, tetrâmero, . . . até chegar ao polímero.O número de unidades estruturais repetidas em uma macromolécula é chamado grau de polimerização.
Polímeros são compostos com reações de difícil execução em laboratório, tanto que, até a primeira metade do século XIX acreditava-se na chamada Teoria da Força Vital enunciada por Berzelius. Até o século XIX somente era possível utilizar polímeros produzidos naturalmente, pois não havia tecnologia disponível para promover reações entre os compostos de carbono. Posteriormente Friedrich Wöhler derruba a teoria da Força Vital. Em 1883 Charles Goodyear descobre a vulcanização da borracha natural. Em seguida, Henri Victor Regnault polimeriza o cloreto de vinila com auxílio da luz do sol. Einhorn&Bischoff descobrem o policarbonato. Finalmente em 1970, Baekland sintetiza resinas de fenol-formaldeído. É o primeiro plástico totalmente sintético que surge em escala comercial.
A polimerização é uma reação em que as moléculas menores (monômeros) se combinamquimicamente (por valências principais) para formar moléculas longas, mais ou menos ramificadascom a mesma composição centesimal. Estes podem formar-se por reação em cadeia ou por meio dereações de poliadição ou policondensação. A polimerização pode ser reversível ou não e pode ser espontânea