Poluição
A poluição da atmosfera é definida como a presença de um ou mais contaminantes colocados na natureza por intermédio das atividades do homem, em quantidades que podem causar dano a ele mesmo, animais, plantas ou propriedades; ou que possam interferir negativamente no bem estar das pessoas, na vida das plantas e animais, no meio físico ou na propriedade. De forma conceitual é: poluição atmosférica é a presença ou lançamento de matéria e energia no ar que possa a vir danificar o uso desse recurso natural, previamente definido pela comunidade ou país que o contém. A interferência do homem com atividades que degradam e polui sua atmosfera, pode causar um dano maior a outros ambientes e não aquele imediato. Alguns poluentes podem percorrer centenas de quilômetros da sua emissão original e interagem com outros poluentes nesse caminho. A atmosfera não é capaz de efetuar uma dispersão imediata do poluente, próximo ao seu lançamento. Somente depois de decorrido algum tempo, e em função das condições meteorológicas, é que estarão mais ou menos distribuídos uniformemente na atmosfera.
Fontes causadoras
Não há uma definição única como fonte causadora, vários fatores devem ser levados em conta na determinação do atual estágio do problema da poluição atmosférica. Os poluentes podem ser divididos, de acordo com sua origem, em duas categorias:
- Poluentes primários: aqueles diretamente emitidos pelas fontes;
- Poluentes secundários: aqueles formados na atmosfera através da reação química entre poluentes primários e os constituintes naturais da atmosfera.
FONTES CAUSADORAS 1. Naturais: * Vulcões, * Queima de uma floresta * Aerossóis marinhos * Grãos de pólen * Decomposição biológica: marinha, solo, e outros 2. Antropogênicas: * Fontes fixas.
As indústrias são as fontes mais significativas, ou de maior potencial poluidor. Também se destacam as usinas termoelétricas, que utilizam carvão, óleo combustível ou gás, bem como