Poluição
A Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas ou químicas ou biológicas desse meio, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com ele, ou que nele venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais presentes. Ela pode ser causada pela liberação de matéria, e também de energia (luz, calor, som); os chamados poluentes.
Poluição sonora, térmica, atmosférica, por elementos radioativos, por substâncias não biodegradáveis, por derramamento de petróleo e por eutrofização, são alguns exemplos.
Problemas neuropsíquicos e surdez; alterações drásticas nas taxas de natalidade e mortalidade de populações, gerando impactos na cadeia trófica; mortes de rios e lagos; efeito estufa; morte por asfixia; destruição da camada de ozônio; chuvas ácidas; acidificação do solo e da água; inversão térmica; mutações genéticas; necrose de tecidos; propagação de doenças infecciosas, dentre outras, são algumas das consequências da poluição.
O que é poluição ambiental?
É toda e qualquer alteração ocorrida no ambiente que cause desequilíbrio e prejudique a vida é poluição ambiental. Veja alguns tipos:
§ Poluição do ar: os seguintes agentes poluidores normalmente estão presentes nos resíduos industriais, fumaça de indústrias e fábricas, combustão de carvão, testes atômicos, queima de lixo e gases dos escapamentos dos veículos.
§ Poluição das águas: são os principais responsáveis os esgotos domésticos e industriais, as graxas e sabões que não se degradam, os produtos agro-químicos e fertilizantes que são lançados na água, destruindo a fauna e flora dos rios.
§ Poluição do solo: os produtos químicos em geral, herbicidas, pesticidas e o lixo (mesmo que doméstico) empobrecem o solo. O desmatamento e a queimada também levam à degradação e à erosão do solo.
§ Poluição sonora: