poluição
Nome: Anabela Ribeiro Valente
Nº: 2 turma: 9ºc
Índice
1- Indução
2- Poluição das águas doces
2.1- Causas da Poluição
2.2-Consequências
2.3 - Possíveis Soluções
2.4 - Outras soluções de reutilização
3- Desafios Ambientais
4 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
5 - Cooperação internacional
6 - Organizações ambientais
7 - Pensar Global
8 –Pensar Individual
9 - Conclusão
10- Referências e Bibliografia
1-Introdução
A água, no planeta, está presente em quase todo o lado, nos estados, líquido, sólido ou gasoso,
Constituída por hidrogénio e oxigénio, a água é, na realidade, um poderoso reagente cujo papel, determinante no aparecimento da vida, é sempre essencial à sua manutenção.
O tema reveste-se da maior importância, a partir da constatação de que as águas são essenciais à sobrevivência humana e os recursos hídricos são limitados.
Este trabalho irá abordar o tema específico das águas doces, com causas, consequências e possíveis soluções para diminuir os estragos que lhe são causados atualmente.
Numa segunda parte, aborda-se a questão da sustentabilidade ambiental e um pouco daquilo que atualmente se faz por todo o mundo, com o objetivo de preservar e proteger a Natureza, essencial à vida humana.
2- Poluição das águas doces
Chama-se água doce a água dos rios, lagos e a maioria dos lençóis subterrâneos, com uma salinidade próxima de zero, por oposição à água do mar (que tem geralmente uma salinidade próxima de 35 gramas de sais dissolvidos por litro) e à água salobra, como a dos estuários, que tem uma salinidade intermédia. A água doce é procedente de um processo de precipitação (chuva, granizo, neve) ou do de gelo de geleiras.
As águas dos lagos, rios, represas e as águas subterrâneas são considerados "água disponível para consumo humano", correspondentes a 22,4% do