Poluição
Este trabalho tem como objetivo abordar um tema muito polêmico da atualidade: a poluição gerada pela construção civil. Tal poluição que pode se apresentar no ar, na água, no solo ou até mesmo de forma sonora.
A poluição esta por todo lugar, mas é principalmente nos grandes centros urbanos que ela se faz em maior escala. Isto devido ao gigantesco crescimento demográfico e às suas necessidades.
Logo, este trabalho irá abordar o assunto de forma profunda. Nele serão identificados os vários tipos de poluição, suas causas, consequências e possíveis soluções. E claro, sempre destacando a construção civil, que é um dos maiores geradores de tal problema!
Contudo, o intuito do trabalho é além de debater o assunto, conscientizar a população para que esta procure cuidar o máximo possível do ambiente em que vive, preservando consequentemente o próprio bem-estar!
POLUIÇÃO E CONSTRUÇÃO CIVIL
A poluição de forma simples, é a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que possa alterar as propriedades físicas, químicas ou biológicas deste; podendo assim por em risco a vida das espécies que têm contato com este meio. Ou seja, a poluição é a deterioração das condições ambientais que pode alcançar o ar, a água e o solo.
Sendo assim, a poluição do ar ou atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. A poluição da água ou hídrica é a contaminação da água através de elementos nocivos e prejudiciais a saúde dos seres vivos. Da mesma forma que a poluição do solo é extremamente prejudicial, pois a disposição de materiais orgânicos e inorgânicos sobre o solo altera sua constituição básica, modificando assim suas propriedades originais que são benéficas à vida.
As causas para todos estes três tipos de poluição são diversas, mas é visto claramente que o grande gerador de tudo é o próprio ser humano. É como já dizia Jacques Yves Cousteau (1910-1997): “ Hoje em dia, o ser humano apenas tem ante si