Poluição
CONCEITO
Poluição é uma alteração ecológica, ou seja, uma alteração na relação entre seres vivos, provocada pelo ser humano, que prejudique, direta ou indiretamente, nossa vida ou nosso bem-estar, como danos aos recursos naturais como a água e o solo e impedimentos a atividades econômicas como a pesca e a agricultura.
Convém dizer que vem ocorrendo erros no emprego do termo poluição, divergindo- o da sua definição cientifica. Para que caracterize poluição, não basta que ocorra apenas uma alteração ecológica, é necessário que cause danos capazes de afetar a vida de modo geral. Portanto, nem toda alteração ecológica deve ser considerada poluição.
A palavra contaminação também é confundida com poluição. Na verdade, contaminação é a presença, num ambiente, de seres patogênicos, que provocam doenças, ou de substancias, em concentração nociva ao ser humano. Mas, se estas substâncias não modicarem as relações ecológicas do local, com o passar do tempo, esta contaminação não se caracteriza poluição.
POLUIÇÃO DO SOLO
A poluição do solo é qualquer alteração das suas características naturais através da deposição, descarga, infiltração ou acumulação no solo de produtos poluentes.
A poluição do solo ocorre pela contaminação deste através de substâncias capazes de provocar alterações significativas em sua estrutura natural.
Principais poluentes do solo
Águas contaminadas, efluentes sólidos e líquidos lançados diretamente sobre o solo provenientes de indústrias químicas e de esgoto domiciliar.
Agrotóxicos
São resíduos provenientes de atividades agrícolas. Os sistemas agrícolas intensivos com uso de grandes quantidades de pesticidas e adubos podem provocar a acidez dos solos, a mobilidade dos metais pesados e originar a salinização do solo e/ou a toxidade das plantas com excesso de nutrientes. A pulverização, levada pelo vento, ajuda sua propagação, causando males inclusive nos próprios agricultores.
São classificados em: fungicidas, herbicidas e