Poluição
Esses poluentes chegam aos nossos pulmões e desencadeiam reações de nosso sistema imunológico, levando a produção de substâncias de efeito inflamatório e de radicais livres. O processo inflamatório pode levar ou agravar doenças respiratórias como asma, rinite, bronquite, doenças cardiovasculares, desordens neurológicas, artrite, câncer e envelhecimento precoce.
Para auxiliar no combate aos efeitos prejudiciais da poluição é fundamental oferecer através da alimentação nutrientes que irão auxiliar no fortalecimento de nosso sistema de defesa, no combate aos radicais livres e na redução do processo inflamatório.
O que não pode faltar no cardápio?
Cereais Integrais – boas fontes de vitaminas do complexo B, que auxiliam no processo de detoxificação, que promove a eliminação de toxinas de nosso organismo.
-Oleaginosas – ricas em gorduras insaturadas que ajudam a modular e reduzir o processo inflamatório. A castanha do Brasil é fonte de selênio, mineral de potente efeito antioxidante. Boas fontes de magnésio, mineral importante para eliminação de toxinas do organismo.
-Frutas cítricas – como o limão e a laranja, ricas em vitamina C de efeito antioxidante, ajudam no combate ao envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas.
Mamão, manga, cenoura e abóbora – fontes de carotenóides de ação antioxidante e desintoxicante.
-Semente de linhaça, semente de chia e cápsula de óleo de peixe – fontes de ômega 3 de ação antiinflamatória e antioxidante.
Suco de uva e cranberry –