Poluição e Inversão Térmica
Poluição e Inversão Térmica
O fenómeno da inversão térmica é cada vez mais frequente. Atenas, S. Paulo, Milão, e tantas outras grandes cidades são frequentemente palco desse fenómeno. No dia 21 de Janeiro de 2002 apareceu publicado no portal “Yahoo” a seguinte notícia:
Itália declara guerra à poluição
ROMA – O alto índice de gases tóxicos libertados pelo tráfego e pelas indústrias obrigou as principais cidades do norte de Itália a implantar medidas drásticas de combate à poluição (Fig. 1).O país poderá decretar o bloqueio total do tráfego, se não mudarem as condições de seca e inversão térmica que agravam a situação.
De acordo com as informações de agências internacionais, a restrição à circulação de carros não bastou para aliviar os índices de poluição em cidades como Piacenza, de 100 mil habitantes.
As restrições permanecerão em vigor até que diminua a alta concentração das partículas PM10 que penetram nos brônquios e pulmões. Em áreas da periferia industrial de Milão, os índices superaram até quatro vezes os níveis médios, o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera um factor de risco.
Também estão a ser analisadas outras iniciativas paralelas com o encerramento de fábricas, escolas e repartições públicas. A causa da actual situação de alarme é a falta de chuvas no norte da Itália há semanas, somada às baixas temperaturas que obrigam a manter ligados os aquecimentos o que contribui mais para a acumulação de partículas contaminantes.
Questões
1- Em condições normais, em que medida as correntes de convecção ajudam a diminuir a poluição das cidades.
As correntes de convecção podem ajudar a diminuir a poluição das cidades com os deslocamentos de água, isto é, elas explicam as brisas marítimas e as brisas terrestres que ocorrem nas costas marítimas.
2- O que é o fenómeno da inversão térmica?
A inversão térmica é um fenómeno natural que ocorre sobretudo devido ao rápido aquecimento e resfriamento da superfície. Cada vez é