Poluição sonora
1 – O som pode ser descrito como uma ondas sonoras , que são ondas de deslocamento, densidade e pressão.
O som é um fenômeno ondulatório que se propaga nos ambientes líquidos sólidos e gasosos e plasma. É uma onda mecânica, necessita de um meio para se propagar.
2 - A reflexão do som acontece com inversão de fase, mas mantém a mesma velocidade de propagação, mesma freqüência e o mesmo comprimento de onda do som incidente.
A reflexão do som ocorre quando o movimento da onda sonora é invertido, mantém a mesma velocidade e retorna ao meio inicial. Ex. O eco .
3 – Observando a figura abaixo, descreva diferenças entre uma onda senoidal (som musical) e um ruído. A onda Senoidal é uma oscilação harmônica do ar, tem uma freqüência harmônica e simples. Como demonstra o gráfico acima quando trata do som musical simples. O ruídos é um conjunto de sons desagradáveis ao ouvido humano, podendo causar incômodos como fadiga, estresse, falta de concentração entre outros efeitos a saúde. É uma poluição sonora não desejada. Conforme demonstrado no gráfico, o ruído são sinais aleatórios e sem sentido.
4 – O ruído, a poluição sonora, pode causar vários efeitos sobre o ser humano. Na listagem abaixo, marcar o efeito que não é produzido por um ruído :
Dano imediato ao ouvido;
Dano permanente ao ouvido;
Interferência na audição de uma música;
Produção uma sensação sonora agradável;
Interferência na concentração;
Interferência na leitura de um texto lido;
Simplesmente ser perturbador. 5 - Em todo movimento ondulatório ocorre :
a) somente transporte de energia
b) somente transporte de quantidade de movimento
c) somente transporte de massa
d) transporte de massa e de energia
e) transporte de energia e de quantidade de movimento 6 - O fenômeno de as ondas sonoras contornarem um edifício é conhecido como:
a) reflexão
b) refração
c) dispersão
d) interferência
e) difração 7 - O som é uma onda longitudinal porque não