Poluição sonora
TÉCNICO EM INFORMÁTICA
********************************
POLUIÇÃO SONORA
TEÓFILO OTONI
FEVEREIRO/2013
********************
POLUIÇÃO SONORA
Trabalho do 2º módulo, para a disciplina tecnologia e meio ambiente do Curso Técnico em Informática, da Escola **********************************.
Professor: *******
********************
FEVEREIRO/2013
Sumário
Introdução 4 1. Poluição sonora 5 1.1.Definição 5 2.Danos à saúde 8 3.Efeitos negativos da poluição sonora na saúde dos seres humanos: 9 4.Prevenção 9 Conclusão 10 Referencias bibliográficas 10
Introdução
Neste trabalho estarei pesquisando sobre o problema da poluição sonora; que além de ser um grande incômodo ao ser humano, pode causar sérios problemas de saúde ao mesmo.
A poluição sonora é um dos problemas ambientais graves nos grandes centros urbanos. É uma ameaça constante ao homem. A nocividade do ruído está diretamente relacionada ao seu espectro de freqüências, à intensidade da pressão sonora, à direção da exposição diária, bem como à suscetibilidade individual.
Embora exista legislação específica que regula os limites de emissão de ruídos e estabelece medidas de proteção para a coletividade dos efeitos danosos da poluição sonora, o que se constata é que os níveis de ruído, existentes nas mais diversas atividades cotidianas, estão acima de todos os valores determinados pelas legislações, tanto a nível nacional como internacional.
1. Poluição sonora A poluição sonora refere-se ao efeito danoso provocado por sons em determinado volume que supera os níveis considerados normais para os seres humanos. Pode-se, contudo, assumir outros parâmetros de análise para esse tipo de poluição, tomando como base o impacto dos ruídos dos motores de embarcações na comunicação de cetáceos, o estouro de rojões para animais como bovinos, cães e gatos ou mesmo a interferência de ruídos urbanos da comunicação das aves.[1]