Poluição Sonora no Meio Ambiente
TIPOS DE POLUIÇÃO:
SONORA
PAULO AFONSO-BA
2015
Tamara de Lima
Sheila Barros
Max Gabriel
Paloma Andrade
Yasmin Cavalcante
Lucy Daiane
Poluição Sonora
Trabalho realizado em grupo para a disciplina de Química do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, sob a orientação da Professora Alzenir.
Paulo Afonso
2015
SUMÁRIO
Introdução
03
Poluição Sonora
04
Consequências
05
Efeitos
06
Maneiras de Amenizar
07
Conclusão
08
Bibliografia
09
Poluição Sonora
A poluição sonora refere-se ao efeito danoso provocado por sons em determinado volume que supera os níveis considerados normais para os seres humanos.
Diferentemente de outros tipos de poluição, a poluição sonora não deixa resíduo, possui um menor raio de ação, não é transportada através de fontes naturais e é percebida somente por um sentido: a audição. Tudo isso faz com que muitos subestimem seus efeitos, ainda que ela possa trazer graves danos à saúde humana e de outros animais. Embora não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, ela é considerada um dos principais problemas ambientais das grandes cidades e uma questão de saúde pública.
Consequências
Uma pessoa exposta a ruídos muito altos pode sofrer de insônia, depressão, perda de memória, gastrite, doenças cardíacas e, claro, surdez. Não se trata de simples incômodo. Barulho mata. Só por infarto, são 210 mil vítimas fatais todo ano.
Decibéis muito acima do tolerável ocupam hoje o terceiro lugar no ranking de problemas ambientais que mais afetam populações do mundo inteiro, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com tanto zunzunzum de carros, buzinas, telefones, eletrodomésticos, tocadores de MP3, um número incalculável de pessoas passou a sofrer, além dos óbvios distúrbios auditivos, de dor de cabeça crônica, hipertensão, alterações hormonais e insônia.
Efeitos nos Sistemas*
Órgãos genitais: passam a receber menos sangue. O homem fica com