Poluição Hormonal
2) O que são interferentes endócrinos? São moléculas quimicamente muito distintas entre si, mas que possuem em comum a capacidade de interagir com os receptores de estrógenos que a maioria dos animais carrega na membrana das células que, dessa forma, mimetizam a ação do estrógeno, o hormônio sexual feminino. São contaminantes que se disseminam em grande escala pelo planeta a partir do século 20. Esses contaminantes vão de plásticos a pesticidas, de cosméticos a substâncias de uso industrial, passando por detergentes e até pela urina humana, as fontes são inúmeras e difusas.
3) Qual é a principal característica dos interferentes endócrinos que geram poluição hormonal? Como relata o artigo, estes interferentes endócrinos, “disfarçados” de hormônio, produzem uma mensagem enganosa que pode fazer a célula se multiplicar, morrer ou produzir certas proteínas na hora errada, por exemplo.
4) Cite o efeito mais evidente observado nos animais resultante da ação dos interferentes endócrinos. O efeito mais evidente observado em animais é a feminilização de machos e, com menor frequência, a masculinização de fêmeas. Assim, segundo Mary Rosa Rodrigues de Marchi afirma, que “tudo depende do composto, da espécie e da fase de desenvolvimento em que o organismo é exposto”. Segundo Birkett (2003), o exemplo mais utilizado para explicação da desregulação endócrina por interferentes endócrinos é a observada no caso do uso do