Poluição do ar
Às alterações atmosféricas que podem resultar em impactos ambientais e prejuízo à qualidade de vida dos seres vivos, dá-se o nome de poluição do ar ou atmosférica, este tipo de alteração pode ser causada por agentes como: gases, micropartículas sólidas ou líquidas, material biológico ou radioativo.
“A poluição atmosférica refere-se às alterações da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, líquidas em suspensão, material biológico ou energia. A adição dos contaminantes pode provocar danos diretamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos ser causados por elementos resultantes dos contaminantes. Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis.” (enciclopédia virtual www.wikipedia.com)
As referências quanto à poluição atmosférica são encontradas desde o período anterior à Revolução Industrial, sendo que a partir do século XVIII, tendo em vista os avanços dos processos industriais, utilizando a queima de carvão mineral para a geração de energia, sendo que este processo lançava na atmosfera enorme quantidade de resíduos poluentes. Atualmente, verifica-se que este tipo de poluição resulta, principalmente, da queima de combustíveis, como derivados do petróleo e o próprio carvão mineral, este processo alimenta os setores industriais, elétricos e de transporte, base do desenvolvimento e crescimento das cidades e países. Os efeitos da poluição ar na saúde humana variam de acordo com o nível da poluição e dos poluentes causadores da poluição, do tempo de exposição do indivíduo ao agente da poluição e da sensibilidade de cada pessoa. No entanto, os problemas mais comuns são encontrados no sistema respiratório e cardiovascular, sendo os maiores alvos as crianças e os idosos. Estudos comprovam que a maioria das pessoas vítimas