Poluição De Solos - Caso Lekkerkerk
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA- UNIFOA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL POLUIÇÃO DOS SOLOS
PESQUISA BIBLIOGRAFICA
ALUNOS:
PROFº
A IMPORTÂNCIA DO CASO LEKKERKERK PARA O CONCEITO DE POLUIÇÃO DOS SOLOS
Volta Redonda, outubro de 2013
INTRODUÇÃO
A adoção de ações e processos de gerenciamento ambiental, mesmo em países pioneiros como EUA e Holanda, é relativamente recente, tendo-se iniciado há aproximadamente 25 anos. O primeiro caso, conhecido como o Caso de Love Canal, ocorreu nos EUA, em 1978 e o segundo, ocorrido na Holanda, em 1980, conhecido como o caso de Lekkerkerk, que desencadeou o processo de conscientização sobre contaminação ambiental na Europa como um todo.
O caso de Lekkerkerk foi considerado um dos precursores das políticas ambientais holandesas para o gerenciamento de sítios contaminados por rejeitos perigosos. Além disso, a iniciativa holandesa influenciou decisivamente a adoção de ações ambientais em diversos países.
Estas iniciativas foram primeiramente direcionadas para a elaboração de diagnósticos ambientais em relação aos inúmeros sítios contaminados mundialmente distribuídos.
DESENVOLVIMENTO
Em 1978 foi descoberto um caso de contaminação do solo nas proximidades de Roterdã, na região de Lekkerkerk, Holanda. Haviam sido construídas 268 casas sobre um terreno que apresentava compostos orgânicos como tolueno e xileno. Esses compostos penetraram nas tubulações de água e esgoto e os moradores sentiam fortes odores.
Este foi considerado o primeiro escândalo de poluição do solo não só da Holanda como da Europa. A imprensa escrita e televisiva holandesa trouxe o assunto a público, chamando a atenção de toda a população. Como resultado, observou-se uma demanda sobre as autoridades holandesas o que ocasionou a conscientização em relação à seriedade da situação e à constatação da necessidade de adotar medidas adequadas.
Lekkerkerk tornou-se a primeira e provavelmente a melhor