Poluição de interiores
Disciplina: Química
Professora: Andreia
Grupo:
Alexandre Nascimento Nº: 01
Hellayne Theódulo N: 15
Hugo Andrade Nº: 16
Luan Bezerra Nº: 22
Naiara Brito Nº: 27
Victor Rhuan Nº: 34
Poluição de Interiores
Juazeiro do Norte – Ce , 2014
A sociedade moderna está repleta de tecnologia e conveniências que,por vezes, limitam as pessoas a espaços pequenos ou fechados. Tanto a casa quanto o local de trabalho podem nos expor a poluentes ambientais desconfortáveis e até mesmo perigosos que contribuem para doenças pulmonares, asma, infecções respiratórias e câncer de pulmão. Se qualquer um destes pequenos espaços estão com uma ventilação inadequada, os poluentes podem se multiplicar, aumentando assim os efeitos negativos.
As próprias pessoas e suas respectivas atividades ocupacionais são um dos maiores contribuintes para a poluição do ar em ambientes fechados. Não apenas pela liberação de dióxido de carbono através da respiração, ou de substâncias químicas pela transpiração, mas também pelo transporte de microrganismos (bactérias, fungos, vírus e ácaros). Além disso, o hábito de fumar somado ao desempenho de funções, como pintar, cozinhar e limpar contribuem para a dinâmica de poluição do ar nesse tipo de ambiente.
A rigor, podem-se dividir os tipos de poluentes em: materiais particulados, aerossóis, vapores e gases. Esses, por sua vez, podem ser classificados em orgânicos, inorgânicos e biológicos. Fontes típicas de poluição do ar, nesse tipo de sistema, incluem materiais de construção, de acabamento e de escritórios. Itens como, carpetes, móveis, roupas e tapetes não somente liberam fibras, formaldeído e outras substâncias químicas, como também fornecem ambiente propício para a proliferação de agentes biológicos, tais como bactérias, fungos e ácaros. Simples processos de limpeza, como varrer, aspirar e espanar a poeira, normalmente remove as partículas grandes. Entretanto, frequentemente aumentam, por