Paquímetro e Micrômetro
O tema abordado nesse relatório trata-se de unidades de medidas com cálculo de erro e sua propagação, utilizando ferramentas precisas como o paquímetro e o micrômetro.
Podendo assim calcular o erro dos objetos mais precisamente, usando as regras de propagação de erro e desvio padrão, adquirindo o tamanho e a tolerância dos objetos.
Paquímetro, usado para medir (com resolução de 0,05mm e 0,02 mm) dimensões lineares, internas, externas e de profundidade.
Micrômetro, um instrumento que permite medição com grande exatidão (com resolução de 0,01mm e 0,001mm), mais rigorosos e exatos que o paquímetro.
Descrição experimental
Paquímetro:
O paquímetro é uma ferramenta utilizada para fazer medições de pequenas peças e com uma grande precisão. Essas, tanto internas (representado na figura pela letra A), como externas (representado na figura pela letra C). Faz também, medida de profundidade (representado na figura pela letra D) e de ressalto (representado na figura pela letra B).
Para fazer medições no paquímetro, a pessoa que está fazendo a medição olha o número da régua maior que está anterior ao zero da régua menor, assim dando o numero posterior à virgula, e olha o numero régua menor que está alinhado com o número da régua maior, que vai ser os números após a virgula.
Todas as medidas retiradas do paquímetro são dadas em milímetros. O paquímetro utilizado no nosso experimento tem as seguintes características:
Fabricante: Mitutoyo
Precisão do paquímetro: 0,05 mm
Cuidados: a pessoa que esta ultilizando a ferramenta tem que estar atento à calibração.
Micrômetro:
O micrômetro é uma ferramenta muito útil para fazer medições de pequenos objetos, tão pequenos quanto um fio de cabelo. Ele, diferentemente do paquímetro, só é ultilizado para fazer medições externas, ultilizando as partes chamadas de batente e passo, que aumenta e diminui quando gira-se a catraca. Depois de encostar nas duas faces do