Poluição das águas
Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a poluição dos rios. Enquanto alguns países da Europa desenvolveram planos eficientes de despoluição dos rios, o Brasil continua com uma grande quantidade de rios poluídos. Atualmente os nossos rios e fontes de águas naturais se encontram bastante degradados.
Infelizmente nossos antepassados desconheciam o tempo que a natureza demora para fazer a degradação de resíduos jogados nos rios e assim foram tornando os mesmos depósitos de seus dejetos.
Com o aumento da população, aumentaram também os resíduos e assim a natureza não da conta de reciclar em tempo tudo aquilo que as pessoas depositam nela.
Os rios trazem um enorme benefício para a sociedade, e possuem grande importância para a organização da geografia do local. Porém, nas grandes cidades, esses rios estão sofrendo consequências negativas, pois a cada dia é despejado mais lixo nas águas das cidades, e esses rios acabam se tornando esgotos a céu aberto. Esses rios, que em muitos casos são tratados como subprodutos da sociedade urbana, são utilizados como depósito de lixo.
Os principais fatores que levam à poluição dos rios são:
• Esgotos extremamente sujos que caem diretamente nos rios;
• Lixos urbanos, como as garrafas pet, lixo orgânico, detergentes, móveis, entre outros;
• Falta de conscientização da população. Os esgotos que não são tratados possuem restos de alimentos, fezes humanas, produtos de limpeza, entre outros, e são diretamente jogados aos rios, fazendo com que fique cada vez mais difícil a recuperação das águas poluídas. Um forte exemplo de recuperação de rios poluídos é a Grã-Bretanha. Nessa região foi realizado um forte controle nas indústrias, os esgotos urbanos foram mais bem administrados. Esse rigoroso trabalho ajudou na recuperação do rio Tâmisa, que atualmente conta com diversas espécies de animais. Os rios são muito importantes, pois geram água útil ao