Poluição das Águas
A poluição das águas ocorre de várias maneiras e por causa de várias coisas diferentes. Os ecossistemas aquáticos estão sendo extremamente prejudicados com relação à biodiversidade que esta diminuindo absurdamente devido a grande quantidade de poluentes que vem sendo jogados neles.
Um problema muito grave que vem ocorrendo há um tempo e que ninguém percebe é a chamada eutrofização.
A eutrofização é um processo de poluição das águas que pode ocorrer tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas. Ela ocorre devido à grande quantidade de matéria orgânica despejada nos rios e lagos. No caso das áreas rurais, muitos fertilizantes orgânicos são utilizados e jogados nesses meios aquáticos, e nas áreas urbanas é com o esgoto doméstico e industrial não tratados que isso ocorre.
Quando muita matéria orgânica é despejada nesses meios, ocorre um grande aumento das algas, já que a matéria orgânica é utilizada exatamente para isso, ou seja, como adubo. Com o crescimento na quantidade dessas algas, é formada uma camada de delas na superfície do meio, que fazem com que a luz não chegue onde as algas mais profundas se encontram, fazendo com que elas não realizem fotossíntese e assim, acabem morrendo e se decompondo, trazendo mais matéria orgânica ainda para o meio. As algas que estão na camada superficial continuam realizando fotossíntese e liberando oxigênio (o oxigênio, no meio aquático, é chamado de oxigênio dissolvido, pois também é responsável pela dissolução da matéria orgânica), porém grande parte desse oxigênio liberado vai para a atmosfera, e pouquíssimo vai para o meio aquático.
Consequentemente, muitas mortes ocorrem. Peixes morrem por conta da falta de alimento e principalmente, pela falta de oxigênio, novamente, trazendo mais matéria orgânica para o meio.
Outra coisa que faz com que o meio perca oxigênio, é que a quantidade de organismos decompositores, destinados a decompor a matéria orgânica presente em grande quantidade também aumentará, e